Mensagem escritas

 

O líder que Deus chama 

 

O líder que Deus chama, é aquele que acima de tudo ama e pratica a Palavra de Deus. É aquele que se dispõe do seu eu, e deixa o EU SOU lhe dominar. É aquele que não aceita que outro, se não o Senhor, lhe dirija os passos. É aquele que ama as ovelhas e dar a vida por elas.

Dentre vários líderes que Deus levantou, na história de Israel, quero me prender a um: Moisés, homem valente, valoroso, que tinha todas as características que um verdadeiro líder deve ter. Características essas, que não só os líderes devam tê-las, mas todos aqueles que são servos de Deus.

Características da vida de Moisés

1ª) Experiências - Depois de ter matado um egípcio (ele achou que com sua própria força libertaria o seu povo), fugiu para Mídia. Este lugar foi um marco na vida de Moisés; de como Deus trataria com ele. Neste lugar a vida de Moisés teve uma mudança total. Começou a ter experiências que refletiu em todo o seu ministério. Ele foi trabalhar para o seu sogro, e começou a cuidar de suas ovelhas. Moisés foi cuidar de ovelhas que não eram suas, aprendendo a se preocupar com elas, protegê-las, livrá-las do perigo, tirar os seus carrapichos, e alimentá-las. Deus estava preparando Moisés para cuidar de um povo que não era seu, pra que da mesma forma que ele aprendeu cuidar daquelas ovelhas, também tivesse experiências, para cuidar daquele povo. Povo que não era seu, mais do Senhor. Agora não seria mais com sua própria força, como tentara antes; mas com a força do Senhor. Que exemplo glorioso! Primeiro, ele submete-se, para que Deus lhe ensinasse algo, um algo tão maravilhoso, que refletiria em toda a sua vida. O líder que Deus chama, tem experiências pessoais, a cada dia uma nova experiência com o Senhor.

2ª) O seu chamado - Quando Deus se revelou a Moisés, e lhe chamou para uma missão (de libertar o seu povo, Ex 3:1-22) Deus usou uma coisa natural, para fazer algo sobrenatural. Deus lhe mostrou a sarça ardendo e não se consumindo, aquilo chamou a atenção de Moisés, e logo em seguida Deus o chama duas vezes, Moisés, Moisés. Quando Deus falava duas vezes o nome de uma pessoa, Deus queria chamar a atenção para a importância do assunto. Logo em seguida Moisés tira as sandálias dos pés, em obediência à voz de Deus que lhe diz que: A terra é santa. Quando Deus diz isso ele está dizendo a Moisés: Que ele se despoje de suas próprias idéias, de seus interesses e planos, porque agora Deus é quem vai lhe dar a direção. E Deus revela a Moisés tudo o que vai fazer em relação ao seu povo. Quando verdadeiramente um líder é chamado por Deus, ele deixa de lado todos os seus ideais, e passa ter os ideais de Deus. Para ele nada é mais importante do que está no centro da vontade de Deus.

3ª) Deus lhe deu sinais - Os sinais foram: A serpente, e a lepra em sua mão (Ex 4:1-8). Deus fez com que a vara se transforme em serpente, porque a serpente para os egípcios era símbolo de poder. Quando Moisés foge da cobra, ele se lembra de como fugiu do Egito. Ele pega a cobra pela cauda, e ela volta a ser vara. Deus está querendo mostrar para Moisés, que vai entregar os egípcios em suas mãos. 
A sua mão ficando leprosa; a lepra para os hebreus era símbolo de castigo, de juízo. Deus queria mostrar a Moisés e para o povo, que o mesmo Deus que fere é o que cura, que o mesmo Deus que permitiu a escravidão, também efetuará a libertação.

Jesus disse: “Os sinais seguirão aos que crêem” (Mc 16;17). A vida de um verdadeiro líder é composta de sinais. Muitos estão querendo os sinais para depois crerem. A regra é bem clara! Primeiro você crer e obedece, depois virão os sinais. Qual o sinal que Deus tem posto em tua vida, tem posto em tuas mãos? Para que os outros enxerguem, que existem muitos líderes, mais não como você.

4ª) Humildade - Sua humildade e reconhecimento de que ele não era capaz; foi algo extraordinário em sua vida. Quantos hoje em dia são cheios de soberba, orgulho, vaidade, achando-se melhores que os outros, por posições sociais, e o pior de tudo também por posições espirituais. Nunca devemos esquecer que o Senhor abate os exaltados e exalta os humilhados. Em Êxodo 4;10, Moisés diz para o Senhor que não é homem eloqüente, que é pesado de boca, e de língua. Ao contrário do que muita gente pensa, Moisés não era gago, nem analfabeto, ele foi criado pela filha de Faraó, viveu em palácio, era um príncipe. Logo ele aprendeu a cultura, a filosofia, e a língua egípcia. Quando ele diz que era pesado de boca e de língua, ele estava se referindo ao idioma hebraico. Ao contrário do seu irmão Arão, que foi criado com os hebreus, e falava muito bem o idioma, a língua hebraica. Por isso Deus disse: Arão falará por ti ao povo; ele ti será por boca, e tu lhe serás por Deus (Ex 4:11-16).

5ª) O amor - Que exemplo glorioso de liderança! Por duas vezes demonstrou o seu amor para com o povo, mostrando que não era um líder egoísta, presunçoso, pois ele não pensava só em si, mais no rebanho que Deus lhe deu para cuidar. O amor de Moisés para com o povo era tanto que Deus lhe diz: O teu povo que fizeste subir do Egito se corrompeu (32:7); Deus usou essa expressão “o teu povo”, porque sabia o quanto Moisés amava esse povo. No versículo 9, a ira de Deus se ascende a tal ponto, que ele queria destruir todo povo, e fazer de Moisés uma grande nação. Moisés se comoveu, e suplicou ao Senhor que não fizesse tal coisa, e o Senhor o atendeu. Nesse episódio Moisés não somente pensou no povo, mais também no nome do Senhor, pois o que os inimigos pensariam quando soubesse que Deus destruiu o povo que ele próprio libertou. Se Moisés fosse egoísta, aceitaria. Afinal era um povo murmurador, que estava causando escândalos.

No versículo 32, Moisés põe a sua própria vida a prova, por amor ao povo. Pois ele intercede para que Deus perdoe os pecados do povo, ou então risque o seu nome do livro da vida. Isso revela o nível de intimidade que Moisés tinha com Deus. E que amor glorioso! Não é à toa que Moisés simboliza o próprio Cristo. Pois Cristo nos amou tanto que se entregou por nós sem que merecêssemos. E você líder, Deus pode olhar pra você e te incluir na simbologia dele? Quem você simboliza: o mercenário ou o bom pastor? Pegue essas características da vida de Moisés e aplique na tua vida, E nunca deixe de aprender com o mestre, por excelência, Jesus Cristo.

 

__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Enche o teu vaso e vem ! 

che o teu vaso de azeite e vem! 
Então, disse o Senhor a Samuel: até quando terás dó de Saul, havendo-o eu o rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei (I Sm 16:1).

Primeiro ponto que nos chama a atenção é que, Deus chama a atenção de Samuel, o mesmo Samuel que ouviu a voz do Senhor na sua infância e obedeceu; agora estava relutando para cumprir as ordens de Deus. Samuel estava temendo por sua própria vida. Ele estava com medo de Saul matá-lo (16:2). Essa foi a desculpa que ele tentou dar para Deus. Só que o Senhor não está interessado em nossas desculpas; Ele quer que cumpramos a sua ordem. Deus lhe diz: Até quando? Até quando você vai ficar sem fazer a minha vontade? Até quando eu vou ficar esperando você tomar uma decisão? Você não está vendo que eu não estou mais nisso?

Sabemos que as misericórdias de Deus não tem fim (Lm 3:32), mais até quando? As misericórdias triunfam sobre o juízo, porém, o juízo será sem misericórdias (Tg 2:13). Até quando Deus vai ficar esperando você se consertar; abandonar a vida de pecado, e verdadeiramente ser transformado pela Palavra Dele? Aproveita essa oportunidade e faça isso
.

O segundo ponto é que, Deus faz um convite a Samuel. O Senhor está sempre nos convidando, nos chamando a estarmos em sua presença. Deus lhe diz: Enche o teu vaso de azeite e vem! Uma coisa interessante que observamos nesse texto é que, Deus primeiro lhe diz: enche o teu vaso de azeite e vem. Ele não falou enche o teu vaso e vai. Ele diz vem prá que eu te encha do meu Espírito e você faça a minha obra.

Quantos estão sendo destruídos porque querem ir primeiro, antes de Deus os enviar; estão mortos espiritualmente, achando que foi Deus que lhes enviou quando na verdade não foi. E isso é fácil de identificar, pois, quando Deus envia os frutos aparecem.

O azeite simboliza o Espírito Santo, depois que o Senhor nos enche (nós somos o vaso) do seu Espírito, é que Ele nos envia para fazermos a sua obra; pois com vaso vazio Ele não conta. A regra é bem clara, primeiro Ele nos enche, depois nos envia.

Está vazio o teu vaso? O Senhor te convida: vem! Encha-se da minha Palavra, que eu te encherei da minha presença, da minha unção, e do meu Espírito.

O terceiro ponto é que, Deus lhe confia uma missão. O Senhor também nos confiou uma missão. E que missão gloriosa a de irmos por todo o mundo e pregarmos o Evangelho de poder (Mc 16:15), pregar Boas Novas, restaurar, proclamar a liberdade aos cativos, a abertura de prisão aos presos, apregoar o ano aceitável do Senhor, e o dia da vingança do nosso Deus (Is 61:1,2). Dessa missão que Deus nos confiou, depende todo o mundo, pois nós somos a Igreja do Deus Vivo, pois temos a Palavra que liberta de todas as obras do diabo, pois o Senhor nos chamou para desfazermos as obras do diabo (I Jo 3:8).

A missão de Samuel era ungir a Davi, como rei de Israel. Dessa missão dependia todo o povo de Israel, pois Samuel estava ungindo o futuro rei de Israel. Um homem que era segundo o coração de Deus; homem esse que Deus usou poderosamente para abençoar e dar vitória ao Seu povo.

Como é importante ouvir a voz do Senhor e obedecer, devemos a cada dia termos experiências novas com o Senhor, obedecer a sua voz cumprir os seus desígnios, quando Samuel deixou de lado os seus temores, foi e fez a obra, cumpriu a sua missão. É isso que o Senhor espera de nós. “ Que não venhamos somente dizer:” Senhor fala que o teu servo ouve”, mas que venhamos dizer também, "fala que o teu servo obedece".

Há uma grande distância entre o ouvir e o obedecer. Se Samuel tivesse somente ouvido, e não tivesse ido fazer o que Deus lhe ordenou, com certeza ele teria pago um preço muito alto. A obra seria feita por outro, pois ninguém é insubstituível. Mas, ficaria uma lacuna no ministério de Samuel e somente ele perderia. Por isso a cada dia devemos estar atentos ao mover do Espírito, e a voz do Senhor que continua a falar-nos: Enche o teu vaso de azeite e vem! Pois através das tuas mãos o Senhor quer operar maravilhas.

 

 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

               BIBLIAONLINE.COM.BR